quarta-feira, 19 de janeiro de 2011



A acção voltou à Expo98 no dia 31 de Julho, para o festival Super Rock. No meio de nomes como Fastball, Van Morrison, Spiritualized ou mesmo os portugueses Clã, lá estiveram os Morphine a marcar presença, com o seu (às vezes duplo) saxofone e o baixo de duas cordas a debitar um ritmo muito bluesy. Não há palavras para definir o ambiente que se cria nos concertos desta banda, é simplesmente único. O que não foi único foi a sua vinda ao nosso país neste ano — eles regressaram no dia 23 de Outubro para tocarem na Festa das Latas, em Coimbra, num concerto ainda mais memorável do que o da Expo.

Morphine foi uma banda formada pelo vocalista e baixista Mark Sandman, o saxofonista Dana Colley e o baterista Billy Conway em Cambridge, Massachussets, EUA, no ano de 1989. A banda combinou elementos do jazz e do blues com arranjos tradicionais do rock, gerando um estilo próprio de música, na medida em que não contava com um guitarrista e o baixo de Mark Sandman possuía, na maior parte das apresentações, apenas duas cordas. Contudo, durante uma apresentação de sua banda em 1999, Sandman teve um ataque fulminante do coração, na cidade italiana de Palestrina, falecendo aos 46 anos de idade. Actualmente os restantes membros desta banda formam com a vocalista Laurie Sargent os Twinemen.
Mark Sandman nasceu em 1952, em Newton. Fundou a banda de blues Treat Her Right, que lançou três dicos: Treat Her Right (1986), Tied To The Tracks (1989) e What's Good For You (1991).
Inovou ao criar a banda Morphine, que fazia uma fusão vitoriosa de rock e jazz. Formada apenas por baixo, sax e bateria, além da intervenção eventual de alguns outros instrumentos, a música do grupo servia de base para que Sandman, com sua voz aveludada, cantasse suas belas poesias.
Veio a falecer em 1999, durante um show na Itália, vítima de um ataque cardíaco fulminante.




in http://pt.wikipedia.org/wiki/Morphine
   http://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Sandman
   http://diferencial.ist.utl.pt/edicao/24/encontros.htm

Sem comentários: